sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Se me Esqueceres


Se Me Esqueceres
 Quero que saibas uma coisa.
 Sabes como é: se olho a lua de cristal
o ramo vermelho do lento outono à minha janela
se toco junto do lume a impalpável cinza
ou o enrugado corpo da lenha, tudo me leva para ti
como se tudo o que existe, aromas, luz, metais
fosse pequenos barcos que navegam
até às tuas ilhas que me esperam.

 Mas agora, se pouco a pouco me deixas de amar
 deixarei de te amar pouco a pouco.
 Se de súbito me esqueceres não me procures
 porque já te terei esquecido.
Se julgas que é vasto e louco o vento de bandeiras
que passa pela minha vida
e te resolves a deixar-me na margem do coração
em que tenho raízes

 pensa que nesse dia
 a essa hora levantarei os braços e as minhas raízes
 sairão em busca de outra terra.
 Porém se todos os dias, a toda a hora
 te sentes destinada a mim com doçura implacável
 se todos os dias uma flor
 uma flor te sobe aos lábios à minha procura
ai meu amor, ai minha amada,
em mim todo esse fogo se repete
 em mim nada se apaga nem se esquece
 o meu amor alimenta-se do teu amor
 e enquanto viveres estará nos teus braços
 sem sair dos meus

. Pablo Neruda, in "Poemas de Amor de Pablo Neruda"

Sem comentários:

Enviar um comentário